SNOOKER

Um brinde ao Clube do Snooker!

12 MESAS SEMI PROFISSIONAIS EM UM AMBIENTE CLIMATIZADO E TEMÁTICO, ASSINADO PELA HEINEKEN.

O espaço exclusivo é ideal para comemorar com amigos, uma competição entre familiares ou um happy hour com a galera do trabalho.

Aproveite e experimente deliciosos petiscos, acompanhados do geladíssimo chopp Heineken.

Teste sua mira perfeita no SP Diversões!

Preços e Horários clique aqui!

CAPACIDADE: 4 Pessoas/Mesa

TEMPO: O fechamento da mesa não é automático, baseado em tempo ou partidas. O fechamento da pista deve ser solicitado somente no balcão de atendimento do snooker.

OBSERVAÇÕES:

  • Não sente-se ou apoie-se nas mesas de snooker.
  • Proibido colocar copos sobre as mesas de snooker.
  • É proibida a entrada de menores de 16 anos.
  • Não jogue as bolas de snooker com as mãos.
  • É proibido fumar.


COMO JOGAR

snooker

salão de snooker

O snooker é jogado por dois jogadores (ou dupla de jogadores), numa mesa com um pano de baeta de dimensões variáveis com 22 bolas: 15 vermelhas, 1 amarela, 1 verde, 1 castanha, 1 azul, 1 rosa, 1 preta e 1 branca, sendo a bola branca a única passível de ser tacada (em mesas menores, o número de bolas vermelhas pode ser reduzido, como no Brasil onde se joga com 6 ou 10 bolas dessa cor, em mesas com as medidas habituais do país; veja-se sinuca). O objetivo do snooker é fazer mais pontos do que o adversário, colocando o máximo de bolas nos buracos, segundo uma determinada ordem: primeiro deve colocar-se uma bola vermelha e de seguida uma das outras bolas, apelidadas de bolas de "cor". A pontuação é a seguinte:

  • Cada bola vermelha, 1 ponto
  • Bola amarela, 2 pontos
  • Bola verde, 3 pontos
  • Bola castanha, 4 pontos
  • Bola azul, 5 pontos
  • Bola rosa, 6 pontos
  • Bola preta, 7 pontos

Ao colocar as bolas recebe-se a pontuação respectiva. Após colocada uma bola de cor (que não vermelha), ela volta a entrar na mesa enquanto ainda houver bolas vermelhas, repetindo-se o mesmo ciclo. O local de colocação é pré-determinado e marcado na mesa para cada uma das diversas cores. Se o local de colocação estiver ocupado, a bola deve ser colocada no local de colocação de outra bola de maior valor que esteja livre. Se todas estiverem ocupadas, deve ser colocada o mais próximo possível do seu local original.

Quando já não houver vermelhas em cima da mesa deve-se colocar as bolas de cor em ordem de pontuação crescente, ou seja, da amarela para a preta.

O jogador que não consiga colocar nenhuma bola numa jogada, ou que cometa alguma falta, perde a vez e ainda sofre a penalização de ver somados quatro pontos à pontuação do adversário.

No final, o jogador que obtiver mais pontos é o vencedor. Uma partida entre dois jogadores é composta por vários jogos segundo o esquema de pontuação acima referido.

O árbitro do jogo que é responsável por declarar a existência de faltas e vigiar o decurso da partida, assegurando o cumprimento das regras.

Jogo em progresso em mesa reduzida. A bola vermelha está prestes a ser embolsada.
Existe uma falta quando, durante ou na sequência de uma tacada, um jogador comete uma ação irregular. As faltas mais comuns são as seguintes:

  • falha em atingir qualquer outra bola (ou seja, a bola branca não toca em nenhuma outra antes de parar)
  • atingir em primeiro lugar uma bola não-válida (por exemplo, apontar à azul e tocar em primeiro lugar numa vermelha)
  • colocar (embolsar) uma bola não-válida
  • embolsar a bola branca
  • tocar numa bola não-branca com o taco
  • fazer com que uma bola saia da mesa
  • tocar na bola branca (cue ball) com algo que não seja a ponta do taco
  • fazer uma tacada sem ter pelo menos um dos pés em contacto com o chão

    Uma aranha, que pode ser usada como ponte sobre as bolas que fazem obstrução a uma tacada que seria mais difícil apenas se fosse feita com uma ponte com a mão

    Algumas notas:

    Se se embolsa a bola branca, comete-se uma falta, perde-se a vez e o adversário recebe um determinado número de pontos, dependendo do que aconteceu na jogada.
    Se os pontos que ocupam as bolas de cor estiverem ocupados no momento em que regressam à mesa são colocadas no ponto livre de maior valor. Se todos esses estiverem ocupados, são colocadas o mais próximo possível do ponto de marcação da bola a colocar, sempre do lado de maior valor e sempre sem estar em contacto com outra bola (touching).

MAIS ALGUMAS REGRAS IMPORTANTES

Se duas bolas estão em contacto, considera-se "touching ball". Nesse momento, se a branca está nessa situação com uma bola vermelha, considera-se que já tocou na vermelha e pode ser tacada em qualquer direcção sem mover ou empurrar a vermelha que está em situação de "touching". Também se pode tacar para atingir a bola vermelha de "touching" mas só se estiver em posição clara de a embolsar.
Quando um jogador não tem opção de jogar directamente à bola vermelha sem se apoiar nas tabelas está em "snooker".
A ocorrência de falta implica a perda de vez e pontos de penalização, na forma de pontos somados ao adversário. Este pode, por sua vez, decidir jogar ele mesmo ou abdicar da sua vez e fazer o adversário faltoso continuar o seu jogo, consoante lhe pareça mais vantajoso.

Situação bola livre

Quando um jogador comete uma falta e deixa o seu adversário em posição de snooker ou snook, este beneficia de uma bola livre (free-ball).

Um snook ou snooker é uma situação de distribuição das bolas sobre a mesa na qual uma tacada em linha reta em direcção a qualquer bola em jogo (ou seja, que corresponda a bola que pode ser embolsada sem falta nessa vez) não está disponível, por obstrução de uma ou mais bolas que não estão em jogo. Se alguma bola em jogo não é atingível com uma tacada fina (muito precisa) de qualquer dos seus dois lados, essa situação obriga a jogar com as tabelas e corresponde a um snooker.

Um jogador que obtenha uma bola livre pode escolher livremente uma bola de cor em lugar da bola a jogar. Para a tacada seguinte, esta bola toma o valor da bola que estaria em jogo. Desse modo, enquanto bola de cor, é recolocada na jogo se for embolsada.

Exemplos de situações de bola livre:

Há ainda algumas bolas vermelhas na mesa. Um jogador tem o direito a uma bola livre, e escolhe a bola azul como bola livre. Joga e embolsa a bola azul. Marca um ponto (como se a bola fosse uma bola em jogo vermelha) e a bola azul regressa ao seu ponto na mesa. Joga de seguida normalmente uma bola de cor (não vermelha).

após se ter dado o fecho da mesa (todas as bolas vermelhas foram colocadas), a bola em jogo é a verde e um jogador tem direito a uma bola livre. Escolhe a bola cor-de-rosa e embolsa-a. Marca portanto 3 pontos (como se tivesse embolsado a bola em jogo, a verde) e a bola cor-de-rosa regressa ao seu ponto na mesa. O jogo continua normalmente, e o jogador prossegue a sua série tentando colocar a bola verde.
Pontuação máxima no snooker

Ver artigo principal: Break

A pontuação máxima que se pode obter combinando as quinze bolas vermelhas com a bola preta, e embolsando depois as seis bolas de cor é de 147 pontos (15 * 8 + 27). No entanto, em certas circunstâncias muito raras, pode-se superar esta pontuação, quando se beneficia de uma falta cometida pelo adversário na vez anterior e se faz uma sequência superior a 143 pontos.

Um break é uma série de colocações consecutivas de bolas nos buracos da mesa feitas pelo mesmo jogador sem perder a vez. É atribuída a soma dos valores das bolas colocadas nessa sequência. O jogador deve colocar uma bola vermelha (ou mais que uma), que vale um ponto, seguindo-se uma das outras seis cores com pontuações entre 2 e 7 pontos, seguindo-se uma vermelha, depois uma de cor, e assim sucessivamente. De cada vez que uma bola entra, o jogador continua na sua vez, mas se falhar a tacada ou cometer uma falta, o break é interrompido. O break não é sinónimo da pontuação final do jogador, apenas do número de pontos conseguidos em sequência sem perder a vez.

Breaks superiores a 100 pontos são chamados century. Obter um "century" é uma ocasião especial para qualquer jogador, e o público recebe as tacadas muito pontuadas com fortes aplausos.

A FONTE DOS TEXTOS "COMO JOGAR" E "MAIS ALGUMAS REGRAS IMPORTANTES" TEVE COMO FONTE A ENCICLOPÉDIA LIVRE WIKIPEDIA

CONSULTE PREÇOS E HORÁRIOS CLIQUE AQUI

SNOOKER | BOLICHE

GAMES | GASTRONOMIA

EVENTOS | KART