Strike e regras do boliche

Strike perfeito e regras do boliche

O presidente da Confederação Brasileira de Boliche dá algumas dicas e técnicas para se conseguir um strike perfeito. Depois é só começar a jogar.

Para um Strike perfeito as técnicas são as mais variadas, para um jogador de fim de semana teria que arremessar a bola com força adequada sem excessos para a bola bater entre os 2 primeiros pinos e ter sorte.

O jogador de Boliche analisa qual bola deve usar para a prática de acordo com o óleo que passaram na pista. Escolhida a bola ele se posiciona executa todos os movimentos e passos até arremessar a bola de forma harmônica, a bola irá deslizar pela pista por cerca de 30 a 40 pés em direção a canaleta (depressões, valas, que existem à esquerda e à direita das pistas, destinadas a evitar que as bolas invadam as pistas vizinhas do lado).

Quando termina o óleo da pista ela volta em direção aos dois pinos da frente derrubando-os com bastante energia e fazendo com que os pinos girem na pista derrubando os demais. O jogador de boliche consegue realizar estes arremessos repetidos várias vezes com um número muito grande de strikes.

Regras Gerais do boliche
A F.I.Q (Federação Internacional de Boliche) defini algumas regras:

O jogo de boliche consiste de dez frames (jogadas). Um jogador tem direito a duas bolas em cada um dos nove primeiros frames, a menos que um strike seja marcado. No décimo frame, o jogador tem direito à três bolas caso um strike ou um spare sejam marcados. Cada jogador completará seus frames seguindo a sequência normal. Um lançamento legal acontece quando o jogador solta a bola e essa atravessa a linha de falta, percorrendo a área de jogo. Todo lançamento é válido, a menos que se marque uma bola morta. O lançamento deverá ser feito apenas com as mãos. Nenhum dispositivo que se desprenda ou que se mova pode ser incorporado à bola.

Como se marca
Exceto quando um strike for feito, o número de pinos derrubados no primeiro lançamento do jogador deverá ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada frame, e o número de pinos derrubados em seu segundo lançamento deverá ser marcado no canto superior direito do quadrado correspondente aquele mesmo frame. Se nenhum pino for derrubado na segunda bola, o espaço referente aquele lançamento deverá ser preenchido com (-). A anotação dos dois lançamentos deverá ser feita imediatamente.

Strike
Um strike é marcado quando todos os pinos são derrubados no primeiro lançamento do frame. O strike é anotado com um (x) no canto esquerdo superior do quadrado correspondente ao frame em que todos os pinos foram derrubados. Conta-se para um strike dez pontos mais o número de pinos derrubados nas duas próximas bolas.

Duplo
Dois strikes consecutivos são um duplo. Conta-se para um duplo vinte pontos mais o número de pontos do primeiro lançamento feito após o segundo strike.

Triplo
Três strikes consecutivos são um triplo. Conta-se para o primeiro strike trinta pontos. O máximo de pontos possíveis num jogo de boliche é trezentos (300), e para isso são necessários doze (12) strikes consecutivos.

Spare
O spare acontece quando os pinos que não foram derrubados no primeiro lançamento são derrubados no segundo arremesso do mesmo frame. O spare é marcado com um (/) no lado direito superior do quadrado referente aquele frame. A conta para um spare é de dez (10) pontos mais os pontos do próximo lançamento.

Erro (open frame ou jogada aberta)
O erro acontece quando após os dois lançamentos do frame os dez pinos não forem derrubados, a não ser que os pinos que ficaram de pé ou formem um slipt.

Split
O slipt é o conjunto de pinos que restam em pé após o primeiro lançamento do frame, sempre que o pino 1 tenha sido derrubado e:
1: Pelo menos um pino tenha caído entre dois pinos que ficaram de pé. Exemplo: 7-9/3-10
2: Pelo menos um pino tenha sido derrubado imediatamente à frente de dois o mais pinos que tenham ficado em pé. Exemplo: 5-6
Obs.: Um split é identificado geralmente por um (0).

Próximos acontecimentos
São Paulo fará em Janeiro de 2011 um evento Internacional com participação de jogadores de todo o Brasil e alguns países da America do Sul, e terá a participação de mais ou menos 100 duplas masculina e feminina.
Em março na cidade do Rio de Janeiro no período de carnaval será realizada a eliminatória brasileira para escolha dos atletas de boliche que irão representar o Brasil em Guadalajara,México, no mês de outubro onde acontecerão os Jogos Panamericanos,foram classificados para esta eliminatória 10 jogadoras melhores classificadas no Ranking Brasileiro 2010, 14 jogadores sendo 10 pelo ranking brasileiro,2 por índice técnico e 2 revelações de 2010.

Segundo Geraldo, presidente da Confederação Brasileira de Boliche, eles irão jogar 6 partidas por dia durante 6 dias e os 2 melhores colocados masculino e feminino serão os representantes brasileiros para o Pan2011. Lembrando que nos Jogos Pan-Americanos o boliche faz parte do calendários desde 1991, quando foram realizados em Havana, Cuba.

No último Pan realizado na cidade do Rio 2007 o Brasil ficou com medalha de prata nas duplas masculinas, com Fábio Rezende e Rodrigo Herme.
Em 1995, São Paulo foi a sede da Copa Mundial AMF, com a participação de mais de 50 países. No ano seguinte, Brasília sediou o XI Campeonato Sul-Americano de Boliche. Na competição, o Brasil conquistou os títulos de campeão adulto e juvenil masculinos, ambos pela primeira vez na história.

http://www.livresportes.com.br/reportagem/strike-perfeito-e-regras-do-boliche